VEJA 5 CURIOSIDADES SOBRE A CATIVANTE OBRA DE VAN GOGH
DOZE GIRASSÓIS NUMA JARRA
O neerlandês Vincent Willem van Gogh é considerada uma das figuras mais influentes da História da Arte ocidental — e parte desse prestígio se concentra em uma obra específica.
O destaque é para 'Doze Girassóis numa Jarra', um dos vários trabalhos retratando, bem, girassóis em uma jarra. Confira a seguir 5 curiosidades sobre esta curiosa pintura!
Na época em que van Gogh pintava, era comum vários pintores montarem naturezas mortas utilizando flores. Contudo, ele preferia os girassóis, considerados grosseiros por outros.
1. PINTOR DE GIRASSÓIS
Van Gogh reconhecia que suas obras de girassóis eram especiais, e de fato, mesmo que aquelas não fossem as mais delicadas flores existentes, elas se tornaram um importante símbolo associado a ele.
Nem todos sabem que 'Doze Girassóis numa Jarra' se trata de uma versão entre cinco da mesma cena. Ou seja, contou com cinco tentativas de pintá-la, espalhadas em acervos pelo mundo.
2. CINCO VERSÕES
As versões começaram com a simples ideia de experimentar cores. Porém, os quadros também venderam bem na época, e por isso ele continuou a produzí-las.
3. OBRAS RENTÁVEIS
O uso de mais cores em seus trabalhos começou logo depois que o artista visitou Paris, na França — berço de grandes nomes da época —, onde conheceu as coloridas obras dos impressionistas.
Pintor pós-impressionista francês, Gauguin foi um dos primeiros a elogiar as naturezas mortas do neerlandês, o que fez Vincent sentir-se muito honrado e continuar com os trabalhos.
4. PAUL GAUGUIN
Van Gogh então mudou-se para a França, onde iniciaria uma comunidade de artistas. Quando soube que Gauguin colaboraria, o neerlandês pintou quadros de girassóis para decorar o quarto de hóspedes.
Duas versões de seus 'Girassóis' foram unidas a uma outra obra, 'La Berceuse' — uma homenagem carinhosa à sua mãe, Anna Carbentus —, de maneira que juntas formariam um tríptico.
5. GRATIDÃO
NOME DO AUTOR
WALLACY FERRARI
DIVULGAÇÃO/VAN GOGH MUSEUM, REDES SOCIAIS, GIPHY e WIKIMEDIA COMMONS
SAIBA MAIS!
EDIÇÃO
CRÉDITOS