O SOBREVIVENTE DO HOLOCAUSTO QUE INSPIROU A VIDA É BELA

JOSEPH SCHLEIFSTEIN:

Para criar o pequeno Giosué, em A Vida é Bela, Roberto Benigni se inspirou na história do menino que tinha apenas dois anos e meio quando foi enviado ao campo de Buchenwald.

Joseph Schleifstein nasceu em um gueto da Polônia em 7 de março de 1941, quando o país já havia sido ocupado pela Alemanha nazista, na Segunda Guerra.

Ele e sua família foram enviados à Buchenwald em meados de 1943, sendo que Joseph foi ordenado para a fila da esquerda, com as pessoas que iriam para as câmaras de gás. 

Durante uma confusão, porém, seu pai conseguiu escondê-lo em um saco de ferramentas e poupá-lo da morte. 

O SOBREVIVENTE

Joseph foi protegido por prisioneiros alemães antifascistas, mas acabou descoberto por guardas da SS — que o adotaram como ‘mascote’ do campo. 

O pequeno esteve com o grupo que foi liberto em 11 de abril de 1945. Ele e seu pai receberam tratamento médico na Suíça. 

Pouco depois, eles voltaram à Alemanha, quando o pequeno reencontrou a mãe e testemunhou contra guardas nazistas — que acabaram enforcados e presos. 

Por anos, Joseph Schleifstein escondeu seu passado, até mesmo de sua família. Mas relevou sua história após assistir ao filme. Hoje ele tem 82 anos.

NOME DO AUTOR

DIVULGAÇÃO, USHMM, TENOR

SAIBA MAIS!

FABIO PREVIDELLI

EDIÇÃO

CRÉDITOS