SE VAN GOGH É HOLANDÊS, POR QUE ‘A NOITE ESTRELADA’ ESTÁ NOS EUA?

Símbolo máximo de Vincent van Gogh, o quadro 'A Noite Estrelada' teve uma trajetória que passou de mão em mão antes de chegar ao Museu de Arte Moderna em Nova York, nos Estados Unidos.

Sua morte precoce fez com que seu irmão Theo herdasse todas as pinturas não-vendidas. Ao morrer pouco depois, foi a viúva e cunhada de Vincent, Johanna, que teve de administrar a pintura.

Foi ela que avaliou que os quadros do cunhado tinham que ser vistos pelo mundo, passando a oferecê-los para influentes colecionadores de arte e museus conhecidos, narrando a trajetória de van Gogh.

Foi assim que 'A Noite Estrelada' foi obtida por uma pessoa chamada Georgette van Stolk, da cidade portuária de Rotterdam, na Holanda.

Com as outras obras dele se tornando famosas, a principal se valorizou e tornou-se cobiçada

Tudo mudou no ano de 1941, quando o Museu de Arte Moderna de Nova York (conhecido também pela sigla em inglês 'MoMA') adquiriria a emblemática obra de Van Gogh.

'A Noite Estrelada' se tornou o primeiro trabalho do neerlandês a compôr uma coleção de um museu localizado em Nova York. Hoje, van Gogh já tem seu próprio museu.

NOME DO AUTOR

WALLACY FERRARI

DIVULGAÇÃO/VAN GOGH MUSEUM, REDES SOCIAIS e WIKIMEDIA COMMONS

SAIBA MAIS!

EDIÇÃO

CRÉDITOS