SNIPER AMERICANO

VEJA O QUE É FICÇÃO
NO FILME DE GUERRA

Lançado em 2014, "Sniper Americano" é um filme que mostra a história de Chris Kyle, um atirador de elite da Marinha dos Estados Unidos marcado pelo grande número de vítimas fatais.

Dirigido por Clint Eastwood e com Bradley Cooper no papel principal, o longa adapta a biografia de Kyle para o cinema. Contudo, separamos 4 pontos que não são exatamente fiéis a obra original.

No filme, Chris se alista aos 30 anos, após deixar a carreira no rodeio, terminar com a namorada e assistir aos atentados de 1998 contra embaixadas dos EUA no noticiário.

1. ALISTAMENTO

Contudo, seu alistamento ocorreu quando ele tinha 24 anos. Além disso, motivado por uma recolocação após um grave ferimento sofrido durante um rodeio, em seu primeiro ano na faculdade.

2. PRIMEIRA MORTE

No filme, as primeiras pessoas a serem mortas por Chris Kyle, já como franco-atirador, são uma mulher e seu filho, em Fallujah, no Iraque.

Já no livro, o momento é retratado quando ele está envolvido na morte de apenas uma mulher — depois que ela saca uma granada na rua. O incidente acontece pouco após sua chegada à cidade iraquiana.

No filme de Clint Eastwood, o militar e seus colegas atiradores de elite dedicam seu tempo à perseguição de um terrorista conhecido como "The Butcher".

3. O TERRORISTA

No entanto, o nome "The Butcher" nunca é mencionado na biografia. É possível que o personagem tenha sido inspirado no senhor da guerra xiita iraquiano e brutal executor de sunitas Abu Deraa.

No filme, Ryan "Biggles" Job é cegado por uma bala e, após sobreviver por um curto período, pede a sua namorada em casamento enquanto continua no hospital, falecendo em seguida.

4. MORTE DE RYAN

Na vida real, ele viveu por um período mais longo do que o mostrado no filme. Dispensado, se casa e retoma a carreira acadêmica, mas morre em uma cirurgia decorrente do problema adquirido na guerra.

NOME DO AUTOR

DIVULGAÇÃO/WARNER BROS., DOMÍNIO PÚBLICO E VÍDEO

SAIBA MAIS!

GIOVANNA GOMES

TEXTO

CRÉDITOS